segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como surgiu o primeiro secador de cabelo?

Sem a invenção do aspirador, primeiro, e do liquidificador, depois, jamais teria sido possível inventar o secador de cabelo. E como surgiu esta ideia de se secar o cabelo?
A ideia de secar o cabelo por meio de uma corrente de ar surgiu log após os primeiros anúncios do aspirador doméstico, na cidade norte-americana de Racine.
Um dos primeiros anúncios desse aspirador, chamado "pneumatic cleaner", ou máquina de limpar por meio do ar, sugeriu ao inventor do secador a sua própria publicidade: observava-se uma senhora a secar o seu cabelo, com uma mangueira ligada ao aspirador.
Ou seja, o mesmo aparelho podia servir para ambas as coisas, dizia-se naquele momento da história dos electrodomésticos em que imperava o conceito do multi-uso.
Com efeito, para quê desperdiçar o jorro de ar quente gerado pelo aspirador? O interessante de tudo aquilo era o facto de a ideia de utilizar o ar para secar o cabelo ter agradado ao público.

A partir daí, já só faltava apenas criar um motor pequeno capaz de tornar o evento numa realidade. E foi assim que a criação do liquidificador veio solucionar o problema.
Durante mais de dez anos, a empresa fabricante de motores da cidade de Racine, nos Estados Unidos da América, perseguiu a descoberta de um motor prático e eficaz para utilizar em electrodomésticos de pequeno formato. Uma vez conseguido isso, não foi muito difícil aplicá-lo ao secador, combinando-o com a descarga de ar quente procedente do aspirador. Foi assim que nasceu o conhecido secador de cabelo. O problema é que o aparelho, ainda assim, era muito volumoso. Além de que tinha pouca potência, era bastante pesado e, como se não bastasse, aquecia de mais e com excessiva frequência.
A seu favor só existia mesmo uma única coisa: este primeiro secador era capaz de dar forma aos penteados, o que, inicialmente, era fantástico.
Entretanto, era natural que o secador de cabelo nascesse exactamente na mesma cidade onde fora inventado o liquidificador: Racine, no estado de Wisconsin, EUA.
Foi ali que apareceram, em 1920, os primeiros modelos do secador de cabelo da história do Mundo: o "Roce", da Racine Universal Motor Co., e o "Cyclone", da Hamilton Beach. Ambos eram modelos manuais e muito práticos.

Na década de 1930, novos aperfeiçoamentos foram melhorando o produto. Entre eles, a vantagem de se poder controlar a temperatura e a própria velocidade.
Mas a primeira grande inovação chegaria só no ano de 1951, quando a famosa cadeia de grandes armazéns Sears Roebuck and Co., incluíu no seu catálogo de vendas um secador de cabelo portátil, ao preço de 13 dólares. Tratava-se de um secador manual, com a sua touca de plástico cor-de-rosa, que se unia à boca do tubo e se ajustava à cabeça do utilizador.
O aparelho, realmente inovador, não tardou a alcançar uma grande popularidade e, nos finais da década 60, tornou-se tão habitual nas mulheres, como até mesmo entre os homens. Numa década, precisamente, em que os penteados ganharam outro glamour, com redondezas e aparatos só possíveis com a ajuda deste pequeno aparelho mágico.
Sem excepção, ambos os sexos recorriam, depois do duche ou do banho, ao modelo criado por Ann Barton, nome do primeiro secador de cabelo. E que, a partir daí, foi objecto das amiores vendas registadas em todo o Mundo. Afinal, parecia ser a coisa mais natural do planeta.

 Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=454807&page=3

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário