sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cabelos Mistos - O que fazer?




Ter cabelos excessivamente oleosos ou secos dá trabalho, mas os fios mistos podem ser um desafio ainda maior justamente por unir as duas características antagônicas. Segundo o cabeleireiro Marcelo Carneiro, do Studio Blowout, o cabelo misto apresenta raiz oleosa e comprimento ressecado. “Isso pode deixar o fio sem brilho e com aparência opaca”, explica o especialista.

“O cabelo da brasileira costuma ter várias texturas por causa da mistura de raças do nosso país”, completa a cabeleireira Lela Athanasio, do Crystal Hair.

Se você tem cabelo misto e vive se perguntando como diminuir a oleosidade da raiz e, ao mesmo tempo, manter as pontas hidratadas, veja abaixo dicas de experts consultados pelo GNT:
  • 1
    Raiz limpa é palavra de ordem

    “Manter a assepsia do couro cabeludo oleoso é fundamental para quem tem cabelo misto e é até melhor priorizar a raiz no cuidado dos fios, já que a hidratação das pontas é tarefa mais simples”, diz Marcelo.

    Segundo a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, é importante higienizar o couro cabeludo todos os dias para não deixar a oleosidade acumular. Se a limpeza não for feita correta e frequentemente, o acúmulo de oleosidade pode impulsionar o surgimento de caspa, o que obstrui o folículo do fio e favorece a queda. Além dos fungos, as glândulas de gordura da oleosidade podem gerar bactérias no couro cabeludo e causar irritação à pele.
  • 2
    Como lavar corretamente

    Marcelo recomenda a utilização de um xampu de limpeza profunda uma vez por semana para remover as impurezas que tendem a acumular mais em raízes oleosas. Além disso, a dica é lavar os fios diariamente – “essa história de que não pode lavar todo dia é mito”, diz o especialista – e escolher xampus antioleosidade ou próprios para cabelo misto.

    De acordo com Jomara, a água do banho não deve ser muito quente porque o calor deixa a raiz ainda mais oleosa. Prefira a água em temperatura fria a morna. Dependendo do grau de oleosidade, o cabelo misto começa a apresentar caspa e aí é hora de escolher um bom xampu anticaspa.

    Se a incidência do fungo for muito severa, a recomendação da especialista é usar o xampu todo dia no primeiro mês, mas evitar aplicar nas pontas, já que o produto anticaspa causa ressecamento. “No caso de surgirem feridas no couro cabeludo em decorrência da irritação, procure imediatamente um dermatologista para identificar se é apenas uma dermatite seborreica ou se é uma psoríase ou algum outro problema que demande tratamento diferenciado”, recomenda Jomara.
  • 3
    Mantenha as pontas sempre hidratadas

    Com a “ação de choque” contra a oleosidade na raiz, as pontas do cabelo misto podem ficar ainda mais ressecadas. Mas, antes de tudo, é importante ter em mente: cremes, óleos, séruns e outros produtos de propriedade hidratante jamais devem encostar na raiz dos fios. Marcelo recomenda aplicar uma potente máscara de hidratação (veja dicas na galeria abaixo) no banho mesmo, sempre que puder.

    No pós-banho, Lela recomenda a aplicação de um leave-in nas pontas. Se o cabelo for mais fino, a cabeleireira indica um leave-in de textura mais leve e líquida, enquanto os mais espessos devem ser usados por quem tem fios grossos. Se você for do tipo que não abandona a chapinha ou o secador, certifique-se de que o produto seja equipado com proteção térmica.

    Se o ressecamento for muito intenso, lance mão de séruns e óleos reparadores em pouca quantidade. “O ideal mesmo é consultar um cabeleireiro, que, pegando no cabelo, vai saber indicar o melhor produto para você”, recomenda Lela.
  • 4
    Invista em tratamentos fora de casa

    “Uma vez por mês, é legal fazer uma higienização profunda do couro cabeludo no salão. Este tipo de tratamento promove uma microesfoliação e detox da superfície, reavivando a região”, explica Lela.

    A especialista recomenda ainda que a microesfoliação seja sempre feita em um salão, por um especialista. “Fazer em casa, sem a técnica necessária, pode estimular ainda mais a produção de óleo na raiz”, diz.
  • 5
    Xampu a seco é opção

    O xampu a seco não substitui a lavagem com água, mas faz uma limpeza que pode ser uma boa pedida para quem não gosta de enxaguar o cabelo todos os dias – ou para aqueles momentos de pressa.

    Borrifado sobre a raiz a uma distância de 20 a 30 cm, o spray “suga” a oleosidade do cabelo e devolve o aspecto natural instantaneamente. “O xampu a seco é uma evolução do velho talco da vovó, mais para emergência, mas que pode ser um alívio para quem tem cabelo misto”, define Lela. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário