quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mito ou verdade?

1. Escova progressiva prejudica o cabelo
Verdade: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteina dos fios, deixando-os mais quebradicos, porosos e sem brilho, explica Mauricio Pupo. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. Everton de Freitas lembra que a Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos as mucosas, olhos e aparelhos respiratorios, mas tranquiliza: Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

2. Tinturas causam queda
Mito:
Mauricio garante que não. As tinturas agem apenas nos fios, não nas raizes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo). Marcella Delcourt concorda e acrescenta: Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoacidos que protegem o fio, pois fecham as cuticulas que foram abertas pela amonia. Para os alergicos, existem colorações sem corante sintetico, que tem menos quantidade de amonia.

3. E proibido lavar o cabelo todo dia
Mito:
Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeca pode causar seborreia, explica Erika. E Marcella ensina que o ideal e fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e diz, tambem, que cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus especificos e sem massagens excessivas, para não estimular a produção de oleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidencia de seborreia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios, explica Erika. No caso da chapinha, o perigo e maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC, completa Mauricio. 

5. E necessario usar xampu anti-residuos
Verdade: Everton diz que, se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-residuos e essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de quimica. Mauricio concorda, e aconselha ate para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação. Marcela indica esse produto uma vez por semana ou a cada 15 dias.

6. Cabelos descoloridos ficam mais frageis
Verdade:
No processo de descolorac?o, ocorre a quebra da cuticula do cabelo, o que os tornam mais frageis. Alem disso, ficam mais desidratados, diz Erika, que recorda o basico: Faca uma hidratac?o apos a descolorac?o e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Marcella fala mais: Evite mexer em fios danificados por processos quimicos. Uma descolorac?o pode deixa-los ainda mais fracos.

7. Cortar as pontinhas com frequencia da forca ao cabelo
Mito:
De maneira alguma, afirma Mauricio Pupo. Dependendo do corte, pode ate afetar a raiz. Marcella acha o mesmo: Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudavel. So isso. O fio cresce cerca de um centimetro por mes, aparando as pontas ou n?o.

8. E bom usar ampolas de vitaminas no xampu
Mito:
Erika Voltan avisa que não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeca para penetrar as vitaminas. Marcella completa: O ideal e uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrario.

9. E preciso fazer mascaras semanais
Em termos:
Não e obrigatorio, mas, os quatro profissionais aprovam a ideia. Erika e Mauricio dizem que depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecados, sim, diz a dermatologista. Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as mascaras são uma excelente alternativa, avalia o professor.

10. Chapeus prejudicam o cabelo
Verdade:
Usa-los com os cabelos molhados pode causar seborreia, de acordo com Erika Voltan. Mauricio alerta ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo umido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear varios problemas. Para piorar, alguns chapeus, se forem apertados, podem agredir as raizes.

11. Alimentação influencia
Verdade:
Sem pestanejar, todos concordaram. A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar a queda, segundo Erika. E Mauricio detalha: Uma alimentação balanceada e especialmente rica em proteinas e vitaminas antioxidantes que mantem os cabelos fortes e saudaveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C. Marcella da mais uma dica: Para o bom funcionamento das glandulas sebaceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.

12. Prender o cabelo estraga os fios
Verdade: Pessoas que tem os cabelos crespos e costumam prender com forca, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios comecam a nascer mais para tras alerta Erika Voltan. Essa tração prejudica não so a extensão dos fios, como a raiz, diz Mauricio. Para não ter problemas, Marcella ensina que a mulher deve amarrar os cabelos so quando estiverem secos e por pouco tempo.

13. Problemas de saude são os maiores causadores de queda
Verdade: Anemia, alteracões da tireoide, doencas reumatologicas, remedios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pilulas anticoncepcionais podem derrubar os fios, lista Erika, Assim como os periodos após o parto, cirurgias, infecções ou febres altas, completa. Mauricio lembra outros tres inimigos: o estresse, as dietas radicais e as alterações hormonais.

14. Alongamentos estragam o cabelo
Em termos: Marcella e Evandro aconselham ter muito cuidado. O melhor processo e o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintetico, de acordo com Marcella que fala, também, que os problemas podem ocorrer na retirada do aplique. A cola utilizada sai com dificuldade. O cabeleireiro tem que ser muito cuidadoso. E se esse processo for mal feito, há o risco de destruir os fios verdadeiros. Evandro diz que o alongamento bem tratado não estraga os cabelos, e comenta os cuidados básicos. O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola. Eu recomendo que as mulheres coloquem e retirem o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.

15. Agua quente faz mal para os fios
Verdade:
Ela contribui para o aumento da seborreia e pode causar queda, diz Erika. E Marcella completa: Agua muito quente estimula a produção das glândulas sebaceas. Mesmo no inverno, tome banho com agua morna. De acordo com o professor Mauricio, o problema maior e associar a água quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios. Recomendo não usar água muito quente e deixar o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possivel, diz Mauricio. A consequência das altas temperaturas e a diminuicão da oleosidade natural dos fios, que formam uma capa protetora, encerra Evandro.

(Matéria retirada do site delas.ig.com.br)

Um comentário:

  1. Adorei o post e esclareceu algumas dúvidas que eu tinha!

    Super útil!

    Midori arrasando!

    Bjoooooooo

    ResponderExcluir